Destaque Festival Eurovisão da Canção ESC 2019

Ucrânia fora do Festival Eurovisão da Canção

Ucrânia fora do Festival Eurovisão da Canção Créditos da imagem: ©torange.biz/
Partilhar o artigo:

A emissora UA:PBC oficializou esta quarta-feira a desistência do Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano, na sequência de toda a polémica criada pela vitória de MARUV no Vidbir 2019. A confirmação surge numa curta nota nas redes sociais, sem mais detalhes para já revelados.

Não houve acordo alcançado com a cantora de Siren Song devido a atuações previstas para a Rússia que MARUV não quis cancelar como era imposição da emissora – recorde-se que a Ucrânia e a Rússia mantêm relações muito tensas desde 2014.

Depois, ainda terão sido lançados convites aos grupos Freedom Jazz e KAZKA, que terminaram o concurso de seleção ucraniano em segundo e terceiro lugares respetivamente, mas ambos recusaram o convite. Agora, a UA:PBC avança para a retirada do ESC. Num comunicado publicado no site oficial do ESC, podem ler-se as explicações da emissora:

– O Festival Eurovisão da Canção é uma oportunidade para todos os países se mostrarem num palco internacional e cada artista age como embaixador do seu país e ganha fãs pelo mundo. Mas a seleção nacional deste ano despertou a atenção para um problema sistémico na indústria musical na Ucrânia – a ligação dos artistas a um Estado agressor com o qual estamos no quinto ano de conflito militar. Enquanto, para alguns, estas ligações são aceitáveis, para outros causam indignação e inaceitabilidade. Dada a situação atual, e no seguimento da lei ucraniana das emissões públicas, bem como as condições da excessiva politização do processo de seleção nacional, a UA:PBC decidiu desistir do Festival Eurovisão da Canção 2019”.

Recorde-se que esta já não é a primeira vez que o conflito Rússia/Ucrânia provoca a retirada de um destes países. Em 2017, quando o concurso foi em Kiev, a cantora Yulia Samoylova foi proibida de entrar na Ucrânia por ter estado na Crimeia dois anos antes e, como resposta, a Rússia optou por não ir ao ESC 2017.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.