Vilnius, Kaunas e Klaipėda possíveis sedes da Eurovisão 2021 em caso de vitória da Lituânia este ano

Vilnius, Kaunas e Klaipėda possíveis sedes da Eurovisão 2021 em caso de vitória da Lituânia este ano

26/02/2020 0 Por Bernardo Matias

Ainda faltam definir várias canções participantes no Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano, mas na Lituânia já se sonha com a vitória… e com o acolher da edição do próximo ano.

As casas de apostas têm a Lituânia bem cotada, com THE ROOP e On Fire a liderarem as preferências dos apostadores, e naquele país báltico já há interesse em receber o ESC 2021 em caso de vitória.

A emissora LRT já sondou as três principais cidades lituanas sobre a possibilidade de acolher o ESC 2020: Vilnius, Kaunas e Klaipėda. Audrius Giržadas, chefe de delegação da Lituânia no ESC, afirmou: “Penso que há definitivamente lugar para a Eurovisão na Lituânia e não existiriam problemas com as arenas. É claro que a maior e mais confortável é a Kaunas Žalgiris Arena, mas a Eurovisão também se encaixaria na Vilnius Siemens Arena. Creio que Vilnius é mais confortável em termos de logística”.

Da parte de Vilnius, o presidente da Câmara Municipal, Remigijus Šimašius, assegurou que uma eventual vitória do país na Eurovisão não é um fardo insuportável, antes pelo contrário, e prometeu que se acontecer a cidade tem total disponibilidade para receber o ESC. Quanto a Kaunas, o vice-presidente do município, Mantas Jurgutis, salientou que as infraestruturas correspondem aos requisitos, não só em termos de arena, como também de capacidade hoteleira e transportes. O governante local acredita mesmo que o facto de a Žalgiris Arena se localizar no centro da cidade é uma grande vantagem.

Outra hipótese é Klaipėda, cujo presidente Vytautas Grubliauskas garantiu que não se vai alhear da responsabilidade de uma eventual organização da Eurovisão na Lituânia, mas com a ressalva de se considerar as oportunidades e os custos envolvidos.

Inaugurada em 2011, a Žalgiris Arena em Kaunas é uma das maiores salas cobertas na Europa, com capacidade para 20.000 pessoas. A Siemens Arena, na capital Vilnius, alberga até 12.500 pessoas, enquanto a Švyturys Arena em Klaipėda é consideravelmente inferior, de até 7.500 lugares.

Partilhar o artigo: