Sara Tavares faleceu este domingo com 45 anos de idade. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro demissionário, António Costa, reagiram ao óbito, sabendo-se também detalhes das cerimónias fúnebres. A artista, recorde-se, representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção (ESC) em 1994 com a canção Chamar a Música.
Numa nota publicada na página da Presidência, podem ler-se as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa: “Descobrimos Sara Tavares há 30 anos, ainda adolescente, através de um dos concursos de talentos que, nas décadas seguintes, revelariam vários nomes que hoje conhecemos e admiramos. Portuguesa de origem cabo-verdiana, manteve sempre forte ligação aos seus pares, em diversas colaborações e homenagens, e grande proximidade à música e aos músicos africanos. Além dos discos que gravou desde 1996, representou Portugal no Festival da Eurovisão e foi nomeada para um Grammy Latino. Tendo interrompido a carreira por motivos de saúde, lançou um novo álbum em 2017 e, já este ano, editou um último single. À família de Sara Tavares manifesto a minha tristeza e o reconhecimento pela sua vocação, dedicação e determinação”.
Já António Costa recorreu à rede social X (antigo Twitter) para expressar o seu pesar pelo falecimento de Sara Tavares: “Lamento com profunda tristeza a morte prematura de Sara Tavares. A sua estreia, ainda muito jovem, num concurso de talentos, cativa os portugueses, tendo-se revelado uma cantora e compositora com uma linguagem musical própria, na qual se cruzam diferentes geografias sonoras. Sara Tavares será sempre lembrada pela sua voz única e pelo seu sorriso. As mais sentidas condolências à sua família e amigos”.
Entretanto, a gravadora de Sara Tavares, a Sony Music Portugal, publicou uma nota nas redes sociais em que informa que o funeral será reservado à esfera mais próxima da cantora: “A nossa querida Sara, partiu ontem em paz, rodeada da sua família. As cerimónias fúnebres, serão reservadas apenas à família e amigos, pelo que pedimos que respeitem a privacidade deste momento de dor. Agradecemos a todos as demonstrações de amor e carinho. A Sara deixa-nos um legado único como artista e ser humano, as suas canções continuarão a tocar corações”.
Deixe um comentário