A emissora MTVA ainda não se pronunciou sobre a participação da Hungria no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021, mas não dá sinais de que essa possa acontecer… pelo menos no regulamento do A Dal.
O certame habitualmente elege o representante húngaro no ESC. Porém, segundo o site EurovisionFun.com, as regras da próxima edição do A Dal já foram publicadas e não fazem qualquer referência à Eurovisão.
Assim, tudo leva a crer que, depois da ausência de 2020 (edição, entretanto, cancelada), a Hungria parece não ter planos para voltar ao ESC em 2021.
Nunca foram explicitados os motivos para a retirada da Hungria do ESC, mas a verdade é que o governo de Viktor Orbán tem uma postura homofóbica e xenófoba, suspeitando-se que há alguma relação: de facto, um jornalista pró-governo referiu mesmo que a ausência da Hungria do ESC seria benéfico para a saúde mental da população.
São acusações que o Executivo liderado por Viktor Orbán negou rapidamente, assegurando que não houve qualquer membro seu a descrever a Eurovisão nesses termos.
Deixe um comentário