Os Galasy ZMesta continuam a ser mencionados pela emissora BTRC como representantes da Bielorrússia no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021. A banda foi anunciada na última semana com o tema Ya nauchu tebya, considerado inelegível por conter uma mensagem política (neste caso, apoiando o regime de Aleksandr Lukashenko).
Numa reportagem emitida este domingo, a emissora reitera que os Galasy ZMesta são os escolhidos e até questiona a legitimidade da União Europeia de Radiodifusão (EBU) para obrigar a rescrever a letra da canção para tirar o que é considerada uma mensagem política. Cita mesmo exemplos de quebras das regas por parte de Verka Serduchka e, mais recentemente, de Jamala e Hatari.
Já Dmitry Butakov, líder da banda, disse na Radio Free Europe/Radio Liberty and Voice of America: “Esperemos por uma decisão final, para que tenhamos algo com que dançar, e depois direi com satisfação o que cunhei pessoalmente no significado desta letra. Eu não falei de política de todo. Isto é, na minha opinião, óbvio para qualquer pessoa que possa ler ou pelo menos pensar nas palavras”.
Deixe um comentário