Festival Eurovisão da Canção ESC 2019

Lituânia quer esclarecimentos da EBU quanto ao televoto de Itália na SF2 do ESC 2019

Lituânia quer esclarecimentos da EBU quanto ao televoto de Itália na SF2 do ESC 2019 Créditos da imagem: Thomas Hanses
Partilhar o artigo:

A Lituânia quer esclarecimentos por parte da União Europeia de Radiodifusão (EBU) devido às discrepâncias no televoto italiano na segunda semifinal do Festival Eurovisão da Canção (ESC). Os resultados avançados pela emissora RAI dão um ponto a Jurij Veklenko, o que significa que se existir um erro na pontuação oficial a Lituânia ficaria empatada com a Dinamarca no décimo lugar, e com mais pontos somados pelo televoto (o que daria apuramento).

A emissora lituana LRT confirmou no seu site que tenciona avançar com um pedido de esclarecimento à EBU. Entretanto, o chefe de delegação Audrius Giržadas sustentou que o intérprete e compositor podem mesmo avançar para um pedido de compensação financeira, ao afirmar à LRT:

– A situação é verdadeiramente interessante. Nós, como emissora, sofremos má conduta moral e de classificação e podemos ter o suficiente reconhecendo-se o erro. No entanto, o compositor e o intérprete poderiam exigir uma indemnização substancial – quando a canção é ouvida por um público tão grande, a recompensa do autor por exibir a canção duas vezes é significativamente maior do que quando é exibida apenas uma vez”.

Da parte do intérprete da Lituânia, Jurij Veklenko desvalorizou o sucedido: “Fiz tudo o que consegui, mas aconteceu como aconteceu. Aqueles que estiveram na final foram merecedores e não vejo o sentido de os atingir ou privá-los do seu lugar na final”.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.