União Europeia de Radiodifusão suspende membros da Rússia dos órgãos governativos
Créditos da imagem: © EBU

União Europeia de Radiodifusão suspende membros da Rússia dos órgãos governativos

02/03/2022 0 Por Bernardo Matias

União Europeia de Radiodifusão (EBU) suspendeu os membros da Rússia dos órgãos governativos Em causa estão o Channel One, a Radio Dom Ostankino e a VGTRK (RTR), que na semana passada já tinham anunciado unilateralmente a saída da instituição – o que ainda não foi formalizado.

É uma decisão tomada na sequência da invasão militar da Rússia à Ucrânia, violando de forma flagrante não só a soberania ucraniana, como também direitos humanos

Pode ler-se num comunicado: “A direção executiva da EBU, à luz dos eventos correntes na Ucrânia, decidiu suspender os representantes dos três membros russos dos seus cargos nos grupos governativos, incluindo a direção executiva e todos os comités estatutários”.

A EBU justificou de seguida a decisão e realçou que não tem data para acabar: “Tomando esta ação, a direção executiva anotou o comunicado público emitido pelas três organizações membro a 26 de fevereiro anunciando a intenção delas de sair da EBU. Uma decisão tomada como resultado direto da exclusão da Rússia do Festival Eurovisão da Canção. Os membros confirmaram-nos verbalmente a sua intenção de sair e estamos à espera da sua  confirmação formal. A suspensão permanecerá efetiva até nova notificação ser dada pela direção executiva”.

Partilhar o artigo: