Notícias Outras

Ex-diretor-geral da emissora do Kosovo não tem dúvidas: “EBU está conquistada pela influência russa!”

Ex-diretor-geral da emissora do Kosovo não tem dúvidas: “EBU está conquistada pela influência russa!” Créditos da imagem: RTK
Partilhar o artigo:

No fim da semana passada, a emissora do Kosovo viu fechada a porta a tornar-se, para já, membro de pleno direito da União Europeia de Radiodifusão (EBU) e poder assim participar em eventos eurovisivos. Em cima da mesa estava uma mudança de estatuto que modificaria os trâmites de entrada para o grupo, mas a proposta apresentada por cinco países foi ‘chumbada’. E isso não deixou os responsáveis do Kosovo satisfeitos, disparando críticas à Rússia e à Sérvia.

O atual diretor-geral da emissora kosovar, Ngadhnjim Kastrati, realçou num espaço noticioso da mesma: “Foi começada há vários anos pelo antigo diretor-geral da RTK Mentor Shala uma tentativa de mudar o estatuto da EBU, com um grande apoio do representante albanês, e conseguiu recolher cinco assinaturas de forma ao estatuto da EBU mudar para permitir à RTK ser totalmente parte da EBU. Mas aconteceu outra coisa, apesar de ser preparado para receber os votos necessários. O Estado sérvio telefonou a quase todas as embaixadas […] para impedir a mudança do estatuto da EBU. Quero agradecer ao diretor-geral da EBU e ao diretor da EBU pelo seu compromisso a mudar o estatuto. Temos também a chance de nos recandidatarmos mas até ao próximo ano não temos o direito de o fazer”.

Já numa nota publicada no site da emissora, pode ler-se uma extensa nota de Mentor Shala, na qual começa por dizer: “A RTK não conseguiu convencer três quartos dos membros da EBU a aceitar a emissora pública do Kosovo na União Europeia de Radiodifusão. Durante anos, a RTK desenvolveu a única batalha com os Estados da Sérvia e da Rússia. Depois de vários anos de esforços constantes conseguimos pelo menos colocar na agenda a mudança de estatuto que permitiria a RTK ser parte desta organização e, com isso, o Kosovo poder ser representado no Festival Eurovisão da Canção”.

E prosseguiu: “Mas na luta contra nós, os governos da Sérvia e da Rússia envolveram-se diretamente. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, Ivica Dačić, e o presidente [Aleksandar] Vučić mobilizaram todas as embaixadas da Sérvia para bloquear este processo. Enquanto a RTK esteve sem o apoio da diplomacia do Kosovo! Nós, como RTK, só conseguimos obter 400 votos, mas o lado oposto deu mais! De facto, o que vimos foi o que está a discutido por todo o mundo – a luta da Rússia contra os países ocidentais!”.

Mentor Shala disse ainda: “Foi visto o quão profundamente a Rússia penetrou na maioria das organizações europeias! De facto, eles assumiram o controlo de várias! De facto, mesmo uma organização profissional como a EBU, que não devia ser influenciada por política de todo. Mas é que a EBU está conquistada pela influência russa!”.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.