A representar a Irlanda com a canção Doomsday Blue, Bambie Thug está entre os concorrentes do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2024 que mais têm mostrado apoio à Palestina – que está a enfrentar uma invasão e guerra de Israel desde outubro passado. Tanto que, na sua indumentária, maquilhou-se com mensagens escondidas contra o conflito no Médio Oriente… mas teve de as retirar sob pena de não poder atuar.
Foi o que revelou, ao escrever nas redes sociais: “Depois do meu primeiro ensaio geral, pediram-me para remover «Palestina Livre» e «cessar-fogo» em Ogham da minha maquilhagem. Eu e a minha delegação lutámos contra isto e a EBU acabou por concordar em deixar manter «cessar-fogo»”.
No entanto, Bambie Thug recebeu um ultimato a poucos minutos da semifinal: “Cerca de uma hora antes da minha entrada, recebi a informação de que eles tinham tido uma reunião interna e «cessar-fogo» já não era aceitável, e se eu não removesse isto não me permitiriam estar em palco”.
Algo que lamenta, salientando a sua posição acerca do assunto: “Eu sou pró-justiça e pró-paz e isto nunca irá mudar, só espero que com uma plataforma consiga atingir os ouvidos de mais pessoas. O meu coração e orações estão com o povo da Palestina e deixo claro que ser pró-Palestinianos não significa ser anti-semita, significa que sou anti-guerra, anti-ocupação e anti-opressão e contra o assassinato de civis e crianças inocentes!! Todos os que nasceram neste mundo deviam ter o direito de ter uma casa, segurança, água, comida, liberdade e compaixão. Temos de continuar a esforçar-nos para liderar com amor e olhar para as nossas diferenças e recordar que debaixo da nossa pele somos uma raça humana e um espírito. Acorda, mundo, nunca é tarde para recuperar a consciência e admitir que a mudança tem de ser feita em nome do amor”.
Deixe um comentário