Israel conseguiu esta quinta-feira o apuramento para a final do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2024 com a canção Hurricane de Eden Golan, mas nem por isso a participação deixa de estar debaixo de fortes críticas.
O país está num conflito armado com o Hamas e a Palestina, depois dos ataques de que foi alvo em outubro passado. O que gera bastantes críticas das pessoas e movimentos que consideram que Israel está a ir longe demais na resposta.
Há, também, fortes medidas de segurança devido ao risco de ataques à delegação israelita no ESC. Na conferência de imprensa dos apurados, foi colocada uma questão controversa – “Alguma vez pensaram que ao estarem aqui trazem risco para os outros participantes e público?”.
Foi dada a Eden Golan pelo moderador a possibilidade de não responder, mas a artista fez questão de retorquir: “Penso que estamos todos aqui por um motivo e só por um motivo. E a EBU [União Europeia de Radiodifusão] está a tomar todas as precauções de seguranças para tornar este um local seguro e unido para todos. Por isso, penso que é seguro para todos e não estaríamos aqui por qualquer outro motivo”.
Deixe um comentário