Destaque ESC 2024 Festival Eurovisão da Canção

Eis os últimos dez finalistas da Eurovisão 2024

Eis os últimos dez finalistas da Eurovisão 2024 Créditos das imagens:
© Corinne Cumming / EBU
© Sarah Louise Bennett / EBU
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Já está fechado o lote de apurados para a grande final do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2024. As últimas dez vagas foram decididas esta quinta-feira na segunda semifinal na Malmö Arena, na Suécia.

 

Resultados

(Clique nos títulos das canções para ver as atuações)

O resumo do espetáculo

No início do espetáculo, foi exibida uma recapitulação dos apurados na primeira semifinal, seguindo-se uma VT de bastidores com as apresentadoras Malin Åkerman e Petra Mede a prepararem-se… indo depois para um solário onde cantam uma versão parodiada de Tattoo: canção de Loreen, vencedora do ano passado.

 

Foi o ponto de entrada para a arena, seguindo-se as habituais introduções.

 

1. Malta – Sarah Bonnici: Loop

  • Postcard: Chiara (1998) e Destiny (2022)
  • Atuação: Sarah Bonnici esteve em palco com quatro dançarinos. Foi uma atuação mexida, com muita dança e coreografia, adornada pela iluminação dinâmica e, em certa parte, pela pirotecnia.

 

2. Albânia – Besa: TiTAN

  • Postcard: Kejsi Tola (2009) e Rona Nishliu (2012)
  • Atuação: A atuação começou com um foco de luz a destacar Besa, vestida de azul. Em palco estiveram também quatro dançarinos, sendo que os gráficos nos ecrãs LED são uma componente importante da atuação dando um colorido e movimento.

 

3. Grécia – Marina Satti: ZARI

  • Postcard: Marinella (1974) e Helena Paparizou (2005)
  • Atuação: No início da atuação, a realização televisiva colocou o filtro como se Marina Satti estivesse a atuar ao vivo no TikTok. Depois, quando o ritmo subiu, os planos abriram e foram mais convencionais, juntando-se quatro dançarinos.  A iluminação foi muito colorida, sobretudo em tons de azul, lilás e branco. Uma atuação muito dinâmica e ritmada.

 

4. Suíça – Nemo: The Code

  • Postcard: Céline Dion (1988) e Gjon’s Tears (2021)
  • Atuação: Nemo, com um traje de plumas em cor salmão dominante, esteve sozinho num palco em que o adereço central foi uma plataforma em forma giratória de disco. O cantor mexeu-se constantemente ao longo da atuação em que foi o foco principal. A iluminação privilegiou o branco, contrastando com o negro de fundo. Mais perto do fim, existiram também tons amarelados.

 

5. Chéquia – Aiko: Pedestal

  • Postcard: Mikolas Josef (2018) e We Are Domi (2022)
  • Atuação: Os cubos do topo do palco desceram na fase inicial da atuação e mostram imagens de banda, subindo gradualmente. Aiko esteve acompanhada por quatro dançarinos. Quanto às luzes, em movimento constante, tiveram o vermelho como tom dominante. Mais tarde, o palco escureceu, antes de um apoteótico final.

 

Após a atuação da Chéquia, houve um pequeno intervalo nas atuações, em que foi recordado Jahn Teigen, representante da Noruega em três edições do ESC que faleceu em 2020. Foram também recordadas algumas canções que terminaram em último ao longo da história.

Depois, Slimane, de França, foi o primeiro qualificado diretamente a atuar nesta noite.

 

França – Slimane: Mon Amour

  • Postcard: Marie Myriam (1977) e Barbara Pravi (2021)
  • Atuação: Slimane esteve sozinho em palco, vestido de branco. A simplicidade marcou a atuação, assim como os tons de branco. O cantor começou deitado e sentado, levantando-se à quando o ritmo aumentou para interagir com a câmara usando as mãos.

 

6. Áustria – Kaleen: We Will Rave

  • Postcard: Conchita Wurst (2014) e Cesár Sampson (2018)
  • Atuação: Kaleen num palco escuro, em que predominaram formas triangulares com as luzes azuis no início. Depois, juntaram-se quatro dançarinos, assim como tons roxos. Um jogo de luzes e lasers movimentado, transmitindo bem a sensação festiva que a canção anuncia.

 

7. Dinamarca – Saba: Sand

  • Postcard: Hot Eyes (1988) e Olsen Brothers (2000)
  • Atuação: No início da atuação, Saba, sozinha em palco, soltou areia de uma mão, pouco iluminada. As luzes começaram a brilhar à medida que o ritmo aumentou, sendo sobretudo em tons quentes, amarelos e alaranjados. A névoa no chão do palco não faltou. Uma atuação digna de videoclip, com os gráficos a ajudarem, mas em que Saba esteve muito estática.

 

8. Arménia – Ladaniva: Jako

  • Postcard: Inga & Anush (2009) e Rosa Linn (2022)
  • Atuação: A Arménia apresentou trajes tradicionais, muita cor e muito movimento. Jako,  que também é a vocalista dos Ladaniva, esteve em movimento constante. No centro, esteve o resto da banda, numa estrutura de plataformas. Também houve alguma interação com o público, num momento muito animado e festivo que não deixou ninguém indiferente.

 

Quando os Ladaniva saíram de palco, houve uma pequena pausa no desfile de canções, antes da Letónia.

 

9. Letónia – Dons: Hollow

  • Postcard: Marie N (2002) e Aminata (2015)
  • Atuação: Dons, vestido em azul, começou sozinho dentro de uma forma circular de grandes dimensões. Os gráficos foram escuros, assim como a iluminação, até chegar à parte mais intensa da canção. O cantor saiu da estrutura, avançando para a extremidade do palco, a meio da atuação.

 

Espanha – Nebulossa: Zorra

  • Postcard: Massiel (1968) e Chanel (2022)
  • Atuação: Espanha foi outro dos países diretamente apurados para a final a atuar nesta semifinal. A vocalista dos Nebulossa começou entre dois dançarinos, frente a uma espécie de pedestal. O vermelho dominou o colorido da encenação, embora todos os membros em palco vestissem preto… bem, os dançarinos despiram-se, ficando pouco mais do que nus, em certa parte da atuação.

 

10. São Marino – Megara: 11:11

  • Postcard: Valentina Monetta (2014) e Serhat (2019)
  • Atuação: O lilás dominou a cor da encenação de São Marino, que teve gráficos inusitados e muito dinâmicos, assim como os movimentos de câmara. A vocalista dos Megara foi-se movendo pelo palco e não deixou de dançar. Na fase final, emergiram chamas por todo o palco.

 

11. Geórgia – Nutsa Buzaladze: Fire Fighter

  • Postcard: Sopho (2007) e Nina Sublatti (2015)
  • Atuação: Nesta canção bem ritmada, Nutsa Buzaladze começou sozinha numa plataforma, iluminada de vermelho fogo, clareando depois à medida que a atuação avançou. Juntaram-se quatro dançarinos. Nos gráficos, foi mostrada a cara da cantora e gráficos de chamas… que também foram utilizadas abundantemente no palco. Nutsa Buzaladze não se limitou a cantar, fazendo também movimentos de dança em algumas partes. No final, voltou à plataforma inicial, que se elevou.

 

12. Bélgica – Mustii: Before the Party’s Over

  • Postcard: Sandra Kim (1986) e Loïc Nottet (2015)
  • Atuação: Mustii esteve sozinho no palco, iniciando contra uma iluminação em tons quentes. O cantor esteve vestido de branco e foi depois para um círculo em que esteve rodeado de microfones durante boa parte da atuação. O movimento foi dado, sobretudo, pelas câmaras, mas também por Mustii, que viria a sair do círculo para a ponta da cruz que faz o design de palco movimentando-se na fase mais intensa.

 

13. Estónia – 5MIINUST x Puuluup: (nendest) narkootikumidest ei tea me (küll) midagi

  • Postcard: Tanel Padar, Dave Benton & 2XL (2001) e Urban Symphony (2009)
  • Atuação: Numa das atuações mais irreverentes da noite, o vocalista dos 5MIINUST x Puuluup começou bem junto ao público, algo que não se vê frequentemente. Depois, juntou-se aos restantes membros no palco, todos constantemente em movimento num palco iluminado em diferentes tons. Por vezes, no entanto, ficou a sensação de que os movimentos de câmara poderiam ser um pouco mais velozes. A certo ponto da atuação, os membros da banda estiveram a dançar em palco… e nos gráficos do ecrã LED de fundo.

 

Itália – Angelina Mango: La noia

  • Postcard: Umberto Tozzi & Raf (1987) e Måneskin (2021)
  • Atuação: Angelina Mango começou deitada contra um fundo de roseiras nos ecrãs LED do piso. Depois, levantou-se e juntaram-se cinco dançarinos. Todos os seis membros se movimentaram de forma constante, numa encenação muito adornada (talvez até demasiado) com os gráficos nos ecrãs LED sendo os motivos rosas e roseiras. O título da canção, La noia, surgiu adornado com rosas a certo ponto. Também houve um trono de roseiras e rosas, em que Angelina Mango esteve sentada por momentos e no qual terminou. Não faltou pirotecnia.

 

14. Israel – Eden Golan: Hurricane

  • Postcard: Duo Datz (1991) e Dana International (1998)
  • Atuação: Eden Golan começou envolta em névoa, num círculo. Revelaram-se, depois, cinco dançarinos. Os seis membros saíram depois para se movimentarem mais livremente no palco, em que a névoa a emanar do piso é uma constante. Os grafismos nos ecrãs LED, azuis durante parte da atuação, evoluíram para tons alaranjados do Sol no auge da canção. Sol esse que se apagou no fim.

 

15. Noruega – Gåte: Ulveham

  • Postcard: Ketil Stokkan (1986) e Alexander Rybak (2009)
  • Atuação: A atuação dos Gåte foi marcada, desde o início, por um ambiente escuro e um tanto quanto místico, em que os lasers deram destaque à vocalista numa posição central. Os grafismos, luzes e os próprios membros da banda deram a dinâmica de movimento à atuação, que nos parece muito bem adequada à natureza folk da canção.

 

16. Países Baixos – Joost Klein: Europapa

  • Postcard: Edsilia Rombley (1998) e Duncan Laurence (2019)
  • Atuação: Que dizer dos Países Baixos? Os ecrãs LED do piso começaram a mostrar a cara de Joost Klein, trajado de um peculiar fato azul. Estiveram também em palco dois dançarinos e dois instrumentalistas. Os grafismos mostraram várias coisas: a imagem do planeta, padrão axadrezado, pratos de comida, o refrão «Europapa», CDs, incêndios, a imagem do intérprete… . As cores da bandeira da União Europeia não faltaram na indumentária de dois dos membros. Uma atuação repleta de dança, movimento, alegria e cor. No final, a transmissão televisiva mostrou a legenda em Inglês da mensagem chave da canção para os pais de Joost Klein.

 

Terminadas as atuações, houve a abertura da votação e o primeiro recap das atuações. Seguiu-se um inverval act, com um sing-along em que participaram Helena Paparizou, Charlotte Perrelli e Sertab Erener – antigas vencedoras do ESC.

 

Depois desta atuação, foi transmitida uma segunda recapitulação das canções a concurso, dando depois lugar ao fecho das votações. A história das seleções nacionais, esteve depois em destaque, mostrando tentativas falhadas de ganhar por parte de alguns artistas de renome.

Tal como aconteceu na primeira semifinal, houve também um resumo da cerimónia de Turquoise Carpet – neste caso com os momentos dos participantes nesta segunda semifinal.

O segundo interval act teve Petra Meda e Charlotte Perrelli como protagonistas, ao estilo musical numa paródia We Just Love Eurovision Too Much que destaca o sucesso da Suécia na Eurovisão. Mais tarde, juntaram-se outros artistas, incluindo o representante da Finlândia no ano passado, Käärija, que cantou Cha Cha Cha.

 

Chegou o momento do anúncio dos apurados, com a green room a abrir-se revelando-se por trás do palco antes da «luz verde» do supervisor executivo Martin Österdahl. Os finalistas foram anunciados por esta ordem: Letónia, Áustria, Países Baixos, Noruega, Israel, Grécia, Estónia, Suíça, Geórgia e Arménia.

A semifinal terminou com a recapitulação das canções apuradas e com os apurados juntos na green room num clima de festa, como acontece habitualmente… mas com o «twist» da atuação dos Herreys a interpretarem a famosa canção Diggi-loo diggi-ley que os levou à vitória no ESC 1984.

Sobre o autor

Bernardo Matias

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