Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção ESC 2021

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil de Malta e de Destiny

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil de Malta e de Destiny
Partilhar o artigo:

A rubrica Eurovisão 2021 à Vista prossegue com a apresentação de Malta e da respetiva representante no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021Destiny. Falamos também sobre o tema a concurso, Je Me Casse. O país entra em ação na primeira semifinal a 18 de maio.

 

Malta na Eurovisão

Com a participação a cargo da emissora TVM, a história de Malta no ESC começou na década de 1970. Teve três participações, com dois 18.º lugares em 1971 e 1972. A estreia, em 1971, foi com Joe Grech a interpretar Marija I-Maltija. No ano seguinte, também competiu em idioma maltês, que desde então nunca mais se fez ouvir no ESC.

A primeira ausência foi entre 1972 e 1974, com o regresso esporádico em 1975 antes de uma longa ausência que só terminou em 1991. Essa década de 1990 acabaria mesmo por ser uma das mais bem-sucedidas de Malta, com oito top dez em nove presenças de 1991 a 1999 – incluindo dois terceiros lugares.

A tendência  continuou na entrada do novo milénio, culminando com dois segundos lugares que são os melhores resultados de sempre de Malta até ao momento: em 2002 com Ira Losco a interpretar 7th Wonder e em 2005 com Chiara e o tema Angel.

(Continua após o vídeo)

 

Depois desta boa sequência de resultados, Malta tem tido classificações muito modestas. O apuramento para a final não tem sido regular (foi conseguido apenas seis vezes em 13 tentativas). Só por mais uma vez houve um top dez, com Gianluca Bezzina e a sua canção Tomorrow em 2013 a ficarem em oitavo lugar.

Entretanto, o segundo melhor resultado neste período foi conseguido por Ira Losco em 2016, ela que a par de Chiara e de Fabrizio Faniello está entre os que repetiram uma participação por Malta até hoje (não contabilizando Destiny, que foi originalmente escolhida para 2020, numa edição que acabou por ser cancelada).

Malta já ganhou um prémio Marcel Bezençon: o prémio imprensa de 2005 atribuído a Chiara e a Angel. Já em 1997, a concorrente maltesa Debbie Scerri foi distinguida pelos fãs com o infame prémio Barbara Dex Award pelo pior vestuário.

Entre semifinais e finais, a Suécia é o país mais pontuado por Malta com 214 pontos, mas só em finais é Itália com 173 pontos. Já o Reino Unido foi o país que mais pontos atribuiu a Malta: 155 no somatório de semifinais e finais e 103 em finais.

(Continua após o vídeo)

 

A representante e a canção: Destiny e Je Me Casse

Apesar de ter apenas 18 anos de idade, Destiny Chukunyere chega já  com um currículo de respeito ao ESC 2021. Foi escolhida internamente para esta edição, depois de no ano passado o certame ter sido cancelado e ter sido na altura eleita após a vitória no X Factor Malta. Interpreta Je Me Casse.

Depois de participações em concursos infanto-juvenis, como o Sanremo Junior, Destiny tornou-se conhecida do público eurovisivo em 2015. Nesse ano, competiu por Malta no Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC) e foi a vencedora com o tema Not My Soul, na altura com um recorde de 185 pontos.

Um triunfo que lhe valeu, e à equipa que a acompanhou, a Midalja għall-Qadi tar-Repubblika, uma distinção entregue pelo Presidente de Malta, com a aprovação do primeiro-ministro, por serviços de distinção pelo país.

Não se contentando com a vitória no JESC, Destiny prosseguiu a sua carreira e participou no Britain’s Got Talent em 2017 ficando em sexto na semifinal. Depois, em 2019 foi corista de Michela Pace no ESC, antes de participar e ganhar no X Factor Malta 2019/2020 com a mentora Ira Losco.

Com essa vitória, ganhou o direito de representar Malta no ESC 2020, mas depois do cancelamento devido à pandemia foi reconduzida pela emissora TVM para 2021. Apresenta agora Je Me Casse, o seu sexto single, um ritmado tema pop que destaca o poder e a independência da mulher.

(Continua após o vídeo)

 

Perfil do país (Malta)

Emissora responsável: TVM
Chefe de delegação: Charles Dalli
Estreia: 2000; Brainstorm Raimondi – My Star (Resultado: Terceiro lugar)
Participações anteriores: 35
Melhor resultado: Segundo lugar (2002 – Ira Losco: 7th Wonder ; 2005 – Chiara: Angel)
Pior resultado: 19.º lugar na semifinal em 2010 (Aisha – What For?)
Concurso de seleção nacional: Seleção interna
Representante em 2021: Destiny – Je Me Casse
Semifinal em 2021: 16.ª a atuar na primeira semifinal (18 de maio)

 

Perfil da representante (Destiny)

Nome: Destiny Chukunyere
Idade: 18 anos (nascida a 29 de agosto de 2002)
Nacionalidade: Maltesa
Início de carreira: 2013
Álbuns de estúdio: Zero (primeiro single: Festa t’Ilwien, de 2014)
Géneros: Pop, R&B, soul, funk
Outras notas: Venceu o JESC 2014, assim como o X Factor Malta em 2020, entre outros concursos.

 

Perfil da canção (Je Me Casse)

Título: Je Me Casse
Género: Pop
Idioma: Inglês
Intérprete: Destiny
Letra e música: Amanuel Dermont, Malin Christin, Nicklas Eklund, Pete Barringer

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.