A polícia israelita terá pedido ajuda às autoridades portuguesas, na preparação do plano de segurança para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano. O certame acontece em Tel Aviv um ano depois de ter sido em Lisboa, que se dá a entender que teve uma organização exemplar no que toca à segurança.
O Diário de Notícias escreve que fontes de segurança interna que acompanharam a visita de Israel revelam que o plano de segurança israelita inclui contactos com o Sistema de Segurança Interna português, PSP e com a direção de segurança do ESC do ano passado.
Terá existido até uma visita guiada ao Pavilhão Atlântico como forma a mostrar aos israelitas o local e a maneira como foi feita a segurança do evento. As autoridades daquele país pretenderam ainda saber como foi a organização da segurança às comitivas participantes, além da interdição do espaço aéreo.
De recordar que Israel é conhecido por ter uma das secretas mais eficazes ao nível mundial, a Mossad, o que não dispensou a consulta junto das autoridades portuguesas, com experiência recente na segurança de um ESC.
Deixe um comentário