Maastricht e Roterdão são as cidades candidatas a acolher a Eurovisão 2020

Maastricht e Roterdão são as cidades candidatas a acolher a Eurovisão 2020

16/07/2019 0 Por Bernardo Matias

Está reduzida a duas cidades a corrida a sediar o Festival Eurovisão da Canção (ESC) do ano que vem. Maastricht e Roterdão são as duas finalistas do processo, entre as cinco que na semana passada entregaram oficialmente os cadernos de candidatura (também ambicionavam sediar o certame Arnhem, Den Bosch e Utrecht).

A emissora NPO explica num comunicado que os documentos foram estudados e avaliados pelo comité de seleção apoiados pela União Europeia de Radiodifusão (EBU). A organização de projeto decidiu continuar apenas com Maastricht e Roterdão, considerando-se que ambas reúnem as características para um evento bem organizado.

Por outro lado, chegou-se à conclusão que o alojamento disponível nestas duas cidades e nas respetivas regiões é suficiente, as duas têm um bom plano para eventos paralelos e a disponibilidade para uma contribuição financeira significativa nos custos.

Quanto a Arnhem, Den Bosch e Utrecth, segundo a NPO até tinham as características chave necessárias, mas não foram tão fortes em critérios como a localização adequada, disponibilidade de alojamento e contribuição financeira que poderiam fazer.

Sietse Bakker, produtor-executivo do ESC 2020, explicou: “Todas as cidades, mas também os locais, esforçaram-se muito para levar o evento até lá. Estamos impressionados pelas propostas que submeteram e quero agradecer muito a todos por este compromisso positivo. Estamos convictos que quer Maastricht, quer Roterdão, seriam cidades anfitriãs fantásticas em que no próximo ano podemos acolher pessoas de toda a Holanda e Europa para celebrarem o Festival Eurovisão da Canção connosco”.

O responsável garantiu também que há abertura para falar de algum tipo de envolvimento das cidades que ficaram pelo caminho no processo de seleção. Segue-se agora a fase de visitas de trabalho técnicas a Maastricht e Roterdão, bem como às infraestruturas (de recordar que Maastricht propõe que o ESC seja no MECC, enquanto Roterdão avança com o Ahoy). O anúncio da cidade anfitriã do evento deverá acontecer em agosto.

Partilhar o artigo: