Destaque Festival Eurovisão da Canção ESC 2023

Novos detalhes sobre a equipa de produção da Eurovisão 2023 revelados

Novos detalhes sobre a equipa de produção da Eurovisão 2023 revelados Créditos da imagem: EBU / Nathan Reinds
Partilhar o artigo:

Há novos detalhes acerca da equipa de produção do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2023. O certame será a 9, 11 e 13 de maio em Liverpool, no Reino Unido.

A emissora BBC revelou a identidade de seis membros da equipa. A produtora BBC Studios Entertainment & Music irá ser a responsável pelos três espetáculos ao vivo. A empresa está por trás de eventos como Glastonbury e Later… with Jools, entre outros.

Nikki Parsons será a principal realizadora da final. É realizadora do Strictly Come Dancing na BBC, para além de ter realizado eventos e programas como os BAFTA Film and TV Awards, os MTV Asia Awards e o Britain’s Got Talent. Integrou ainda as equipas de realização da BBC para a cobertura dos funerais da Rainha Isabel II e do Filipe, Duque de Edimburgo.

Quanto a Richard Valentine é realizador multi-câmara premiado nos BAFTA e no prémio Royal Television Society. Integrou as equipas responsáveis pelo Concert for Ukraine, Ariana Grande at the BBC, The Olympic Torch Concert, entre outros. Para além disso, trabalhou com artistas como Beyoncé ou os Foo Fighters.

Ollie Bartlett completa o grupo de realizadores Multi-câmara. Trabalhou no funeral da Rainha Isabel II e em conteúdos como Glastonbury, The Big Night of Musicals ou os The GRM Awards.

Dan Shipton vai ser Diretor Criativo Principal, supervisionando os diversos elementos criativos como os interval acts e o desfile das bandeiras na final. Vai trabalhar de perto com German Nenov, que é o Diretor Criativo designado pela emissora vencedora deste ano: a UA:PBC, da Ucrânia. Dan Shipton tem uma grande experiência como diretor criativo em digressões e atuações musicais, incluindo no ESC.

Por outro lado, Kojo Samuel será Diretor Musical, ficando responsável pela supervisão da produção musical e dos arranjos dos interval acts e do desfile de bandeiras. Trabalhou com artistas como Ella Henderson e Rita Ora, assim como foi executivo musical da Cerimónia de Encerramento dos Jogos da Commonwealth deste ano.

Anunciado foi também Julio Himede como Designer de Set, tendo trabalhado já nos MTV European Music Awards e nos MTV Video Music Awards. Robert Edwards, vencedor de BAFTA, será Diretor de Som. Em 2018 foi Supervisor de Som no ESC, tendo também trabalhado na equipa de emissora anfitriã no Mundial de futebol de 2022 e nas cerimónias de abertura e de encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio e de Pequim. Já o Designer de Iluminação será Tim Routledge, vencedor de múltiplos BAFTA e prémios Royal Television Society. Trabalhou no Concert for Ukraine, X Factor, Cerimónia de Abertura dos Jogos da Commonwealth 2014, assim como para uma digressão das Spice Girls.

Equipa de produção da Eurovisão 2023

  • Realizadores Multi-câmara: Nikki Parsons, Richard Valentine e Ollie Bartlett
  • Diretor Criativo Principal: Dan Shipton
  • Diretor Musical: Kojo Samuel
  • Designer de Set: Julio Himede
  • Diretor de Som: Robert Edwards
  • Designer de Iluminação: Tim Routledge
Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.