Destaque Festival Eurovisão da Canção ESC 2023

Voto online global e várias outras mudanças no sistema de votação do Festival Eurovisão da Canção

Voto online global e várias outras mudanças no sistema de votação do Festival Eurovisão da Canção Créditos da imagem: EBU/Sarah Louise Bennet
Partilhar o artigo:

Mudanças radicais no sistema de votação do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2023. A partir do próximo ano poderão votar todos os países do mundo online, mas não é a única alteração.

O Grupo de Referência aprovou que nas semifinais os resultados serão determinados só pelo público. Quanto ao júri, votará na final, decidindo o resultado em combinação com o voto online global.

Com a introdução da votação online, que há vários anos tem sido utilizada no Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC), qualquer país do mundo poderá votar: esteja ou não a participar.

Os espectadores dos países que não estão a concurso poderão votar numa plataforma online segura utilizando um cartão de crédito do respetivo país. Os votos terão o mesmo peso dos dos países participantes. O público dos países concorrentes poderá continuar a votar por SMS, chamada telefónica ou app do ESC.

Martin Österdahl, supervisor executivo do ESC, falou assim destas alterações: “Ao longo da sua história de 67 anos, o Festival Eurovisão da Canção evoluiu constantemente para se manter relevante e empolgante. Estas mudanças reconhecem a imensa popularidade do espetáculo dando mais poder ao público do maior evento mundial de música ao vivo. Em 2023 só os espectadores do Festival Eurovisão da Canção irão decidir que países se apuram para a grande final, refletindo o impacto global do evento, todos os que virem o espetáculo, vivam onde viverem, podem votar nas canções favoritas. Envolvendo também júris de profissionais da música na decisão do resultado, todas as canções na grande final podem ser avaliadas no critério mais largo possível. Também podemos manter a tradição de viajar em torno da Europa e da Austrália para recolher pontos e garantir uma emocionante sequência de votação com o vencedor revelado só no fim do espetáculo”.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.