ESC 2024 Festival Eurovisão da Canção

Emissora belga VRT interrompeu transmissão da semifinal 2 da Eurovisão com apelo a cessar-fogo em Gaza

Emissora belga VRT interrompeu transmissão da semifinal 2 da Eurovisão com apelo a cessar-fogo em Gaza Créditos da imagem: © Corinne Cumming / EBU
Partilhar o artigo:

Mais uma controvérsia na noite da segunda semifinal do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2024. A emissora belga VRT interrompeu momentaneamente a transmissão para exibir um apelo ao cessar-fogo em Gaza.

Este ano, a participação da Bélgica esteve sob responsabilidade da RTBF, que alterna anualmente com a VRT – que, por isso mesmo, voltará a ser a emissora participante no próximo ano.

No entanto, esta noite, sindicatos decidiram transmitir uma mensagem a apelar ao cessar-fogo em Gaza no início da emissão ao vivo. Podia ler-se: “Esta é uma ação sindical. Condenamos as violações aos direitos humanos pelo Estado de Israel. Além disso, o Estado de Israel está a destruir a liberdade de imprensa. É por isto que estamos a interromper a emissão durante um momento. #CeaseFireNow #StopGenocideNow [Cessar-Fogo Já, Parar o Genocídio Já]”.

Na tarde desta quinta-feira, cerca de 70 pessoas de movimentos pró-palestinianos protestaram na entrada principal da RTBF e da VRT, criticando as emissoras públicas belgas por transmitirem o ESC com a participação de Israel. Os dois canais rejeitaram os apelos para cancelarem a transmissão.

Mustii, representante da Bélgica, foi eliminado, mas não deixou de usar o seu destaque em palco para apelar à paz escrevendo a palavra «Paz» no braço esquerdo, bem visível.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.