Festival Eurovisão da Canção ESC 2021

Petição quer desclassificação da Bielorrússia da Eurovisão 2021

Petição quer desclassificação da Bielorrússia da Eurovisão 2021
Partilhar o artigo:

A participação da Bielorrússia no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021 está envolta em controvérsia e há uma petição para desclassificar o país. Ao longo dos últimos meses, surgiram algumas petições para excluir a emissora BRTC da União Europeia de Radiodifusão (EBU) devido à opressão à liberdade de imprensa do Estado liderado por Alexander Lukashenko desde 1994.

A contestação política subiu de tom no ano passado com a polémica reeleição do presidente e, desde então, a situação tem vindo a piorar. As Nações Unidas receberam mesmo casos de tortura, violência contra crianças e mulheres, incluindo abusos e violações.

Entre quem se manifestou contra Alexander Lukashenko está a banda VAL, que deveria ter representado a Bielorrússia no ESC 2020, e para este ano a opção foram os Galasy ZMesta – reiterados apoiantes da violência contra manifestantes pacíficos e participantes em comícios de apoio ao presidente, de acordo com a euroradio.fm.

Por tudo isto, e pela canção a concurso no ESC com mensagens políticas subliminares, os autores da petição querem a desclassificação da Bielorrússia: “Não permitam esta humilhação das pessoas torturadas e assassinadas da Bielorrússia”, sublinham.

Disponível nesta ligação, à hora de publicação deste artigo já assinaram 1.831 pessoas, perto da meta de 2.500 assinaturas.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.